NetMusic: Dicas para locutores de rádio (Iniciantes)

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Dicas para locutores de rádio (Iniciantes)


Aqui está mais um guia para locutores. Aparentemente fácil, a interação com o ouvinte esconde armadilhas e truques. Mas o profissional que se prepara, como sempre, pode evitar todos os possíveis inconvenientes e dar sempre a impressão de ter os melhores ouvintes. Não é mágica, basta apenas seguir alguns passos.

01) O ouvinte é tudo.
Se você não faz parte da equipe do Pânico da Jovem Pan, este é o seu mantra. Trate-o com respeito e atenção, pois sua existência como profissional do rádio depende da audiência que ele te dá. Muitas vezes o seu ouvinte encontra linhas ocupadas e não desiste, tenta por dias seguidos até falar com você: Este é um momento importante para ele. Uma boa participação vai ficar na sua memória talvez para sempre. Isso é importante se um dia alguém perguntar qual rádio ele ouve, não acha?
02) Converse antes de entrar no ar.
Esse é o prIncipal erro dos locutores. Plugar o ouvinte na mesa sem conhecê-lo. A receita perfeita para cair em uma arapuca. Muitas vezes ouvimos locutores perdidos no ar porque não houve uma interação prévia com o participante.
03) “molde” a participação.
Sim, essa é a sua maior arma. Conhecer o ouvinte é a melhor estratégia para uma participação perfeita no ar. Uma pequena conversa de menos de 1 minuto é o suficiente. Você vai saber se ele(a) está feliz ou triste e usar isso quando ligar o microfone. Se a participante brigou com o namorado ontem ou se o time dele venceu o campeonato no dia anterior, tudo isso são ganchos ótimos para uma interação perfeita. No primeiro caso você pode preparar um trilha romântica e no segundo o hino do torcedor, por exemplo. Nada disso poderia ser feito sem bater um papo com o ouvinte antes. Depois disso, guie-o para onde você quiser. Diga o que ele tem que falar, sem cerimônias. Pode até dizer assim: “Amigo, vamos então falar sobre esse assunto no ar, ok? Responda exatamente como conversamos, tá?” ou então: “Que tal se você falasse assim? Bla, bla, bla…” 99% dos ouvintes farão exatamente como você quer. Crie um pequeno script com eles.
04) Nada de trocar prêmios.
Uma das coisas mais feias de ouvir no ar é quando o ouvinte diz: “Ingresso de cinema? Em vez disso pode ser um cd do Victor e Léo?” Na verdade a mensagem dele é “Que prêmio porcaria, hein? Que tal me dar algo que eu quero?”. Para evitar isso é simples. Avise o ouvinte antes: “Minha querida, você vai ganhar um ótimo prêmio: Um ingresso para o cinema, ok? Ah, esse aí não dá pra trocar, tá bom?” Evite este constrangimento com uma frase apenas.
05) Fora baixo astral!
Todo locutor já passou por isso. Você abre o microfone todo animado e encontra do outro lado da linha um muro de desânimo. Ouvintes monossilábicos com repostas de “sim” e “não” são um banho de água fria. Peça para a telefonista fazer uma triagem e nem passar pessoas assim.
06) Evite o “fã clube”.
Tem aqueles ouvintes que vestem a camisa da rádio. Sabem até quando você está de bom ou mal humor no dia. Interagem muito bem com você no ar. São ótimos. Mas evite-os. Dão a impressão que você tem apenas aqueles 3 ou 4 ouvintes que sempre participam e desestimulam outros a tentarem falar com você, já que são sempre as mesmas “figurinhas carimbadas” que levam os prêmios.
07) Teste o volume.
Importantíssimo. Sabe aquela participação que começa assim: “Bom dia, Fulanaaashhhzzkhrrxxzz!!!” Esse é o barulho da microfonia quando você abre o canal do telefone na mesa. Aí você sabe o que acontece,  tem que pedir no ar para o ouvinte abaixar o volume do rádio. Poderia evitar esse mico, não é? Ao conversar com ouvinte antes de entrar no ar você deve prestar atenção se a qualidade da ligação está boa e se o ouvinte te ouve pelo telefone apenas. Caso tenha um amigo do participante colado no rádio, peça apara que ele não aumente o volume. Sempre, lembre-se, sempre combine tudo antes.
08) Ouvinte profissional.
Essa classe inflelizmente é recorrente no rádio. Pessoas que só querem prêmios. “Eu vou ganhar o quê aí da rádio?” é a sua frase preferida. Evite esse tipo de ouvinte a todo custo. Ele não tem fidelidade com você e nem com a marca da sua emissora.
09) Seja um aliado da sua telefonista.
Essa atitude é mais do que fundamental. Se você tem uma telefonista no seu horário, ela é seu braço direito. Integre-a à seu time, afinal, vocês formam uma equipe! Uma telefonista despreparada, que trata maltrata os ouvintes é o primeiro passo para o fracasso do seu horário.  Ela é o seu escudeiro, o primeiro contato do ouvinte com a emissora. Essa é a profissional que vai filtrar os melhores ouvintes para você. VALORISE-A! Ah, e não se esqueça, se você melhorar no Ibope, faça questão de dizer isso na frente de todo mundo na reunião da emissora. Você terá uma fã eterna ao seu lado, que vai dar o sangue por você.
10) Participações longas? Aqui não!
A conta é simples. Quanto menor a participação, menos provável que algo dê errado. Tem locutor que faz participação de  2 minutos! Acredite, 20 segundos é o suficiente. Mais do que isso não há quem aguente. Pare de chover no molhado.
Boas participações a todos!

0 comentários:

Postar um comentário